III CNPFA – Congresso Nacional dos Peritos Federais Agrários

Trabalhos

O SindPFA seleciona artigos para o III CNPFA por meio de edital próprio e o prazo de submissão é até 31 de agosto de 2022.

Os primeiros colocados na categoria profissional e estudante receberão premiação em dinheiro, que podem chegar a R$ 2 mil por trabalho. O SindPFA também irá custear a participação no III CNPFA de um autor de cada um dos trabalhos premiados, inclusive da categoria estudante.

Categorias para participação 

1) Profissional: membros da Carreira e profissionais afins do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), sendo que pelo menos um dos autores deverá ser: i) Perito Federal Agrário, associado ao SindPFA ininterruptamente ao menos há um ano da publicação deste Edital e em dia com suas obrigações para com a entidade, ou ii) servidor do Incra, de nível superior, da ativa ou aposentado, com qualquer habilitação profissional;

2) Estudante: estudantes de graduação e pós-graduação de faculdades e universidades brasileiras, de qualquer localidade do País, nas áreas de Engenharia, Ciências Agrárias e Florestais, Cartografia e Agrimensura, Direito, Economia, Gestão Pública, Sociologia, Antropologia e afins. 

Eixos Temáticos

I. A função social da terra na agenda do desenvolvimento sustentável;

II. A reforma agrária como processo permanente e necessário;

III. Observação, análise e estudo continuado do Mercado de Terras;

IV. Os desafios do cadastro rural e da regularização fundiária;

V. A estrutura institucional e de carreiras;

VI. A transversalidade do profissional do Incra e a multidisciplinaridade na atuação finalística;

VII. O servidor público como salvaguarda da sociedade e da democracia; e

VIII. Os desafios da representação profissional moderna.